sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Como Iniciar no Aeromodelismo: 7 Dicas

Aeromodelismo para quem está iniciando: dicas


1) Pesquise


Vire um especialista teórico em aeromodelismo antes de gastar seu primeiro real, não saia comprando peças sem ter noção do que está fazendo. Há duas razões para isso: você pode ser enganado por uma pessoa mal-intencionada, ou simplesmente comprar algo que não irá lhe satisfazer, já que sem conhecimento fica muito mais difícil distinguir o que é bom do que é ruim. Assim, você não irá correr o risco de comprar um aeromodelo e descobrir que na verdade comprou um brinquedo que nada se parece com um modelo real.


2) Procure um local para praticar aeromodelismo


Depois que souber o que é e para que serve o servo e o rádio, procure um clube, ou caso não tenha um na sua cidade ou região, vá em busca de locais onde as pessoas pratiquem seus hobbies.

aeromodelismo-dicas-para-quem-esta-iniciando

3) Conheça os aeromodelistas da sua região


Converse com os hobbistas da sua região, de nada adianta comprar um equipamento que ninguém sabe usar. Assim, sempre comece com equipamento adequado para prática na sua localidade, seja glow, elétrico, a gasolina etc.

4) Não comece sozinho


Tenha alguém do seu lado que saiba mexer no seu equipamento. Procure um instrutor, alguém que possa orientá-lo sobre o que comprar, e que futuramente possa lhe dar aulas no cabo trainer, equipamento importante para preservar o aeromodelo.

5) Como funciona o cabo trainer


Pegue um rádio, conecte um cabo nele, pegue outro rádio (não necessariamente da mesma marca) e conecta outro cabo nele. O rádio com o receptor no aeromodelo fica com o instrutor, o outro fica com você. Enquanto o instrutor mantém pressionada uma chave, o comando está com você. Caso você erre ou faça alguma coisa que coloque em risco o seu aeromodelo, ele solta a chave, e depois passa o comando para você denovo. O cabo trainer não é caro, e é muito mais barato do que qualquer reparo no aeromodelo.

6) Voe em um simulador


Tendo noções básicas de vôo adquirida no simulador, será muito mais fácil para você ir até uma pista e dominar um aeromodelo no ar. No início, falta prática para lidar com o aeromodelo e noção espacial, a pista parece que “sai do lugar”. Com o tempo e prática, você nem irá precisar pensar para fazer um pouso, será algo automático.

Se quiser comprar um rádio específico para o simulador, faça isso. Se quiser comprar um aeromodelo completo antes de ter noção de vôo e de usar o simulador, assim o faça, mas certifique-se de que o rádio tenha entrada para simulador. No mesmo lugar que conecta o cabo trainer, conecta-se um cabo para ligar no computador.

Depois de dominar o simulador, aí sim recomenda-se ir para o campo de vôo. Isso é muito importante, principalmente se usar os serviços de um instrutor que cobre por hora, já que irá aprender a voar muito mais rápido se já tiver passado por um simulador.

Para quem já está acostumado em pilotar outros modelos, como por exemplo, carrinhos, a noção de que quando o modelo vem de frente, o comando inverte, já é automática.

7) Procure uma loja


Procure um lojista competente que saiba lhe auxiliar na escolha do primeiro equipamento. A grande maioria dos vendedores não tem capacidade técnica para lhe ajudar nessa hora. Com o auxílio de um lojista e de um aeromodelista experiente, você terá maior capacidade para escolher o equipamento adequado.

Se depois descobrir que o aeromodelo que comprou não é o que mais lhe agrada, apesar de um modelo treinador (seja elétrico ou a combustão) ser o melhor para quem está começando, tenha em mente que aquele modelo é o seu primeiro equipamento, e se não serve mais para você, servirá agora para outro iniciante, e então compre um mais adequado.

Lembre-se: você não está a procura de um aero bonito, e sim um que sirva para aprender o hobby, no futuro você pode ter aquele P51 maravilhoso ou aquele caça que você fica babando quando passa na TV, mas agora não é o momento. Aprenda a pilotar um aeromodelo simples, e depois vá para um mais avançado.

Créditos: site de aeromodelismo

aeromodelismo-caca

Nenhum comentário:

Postar um comentário