estudar-ou-ver-tv

Como Conciliar os Estudos com as Atividades de Lazer

Category Educação

Lazer x estudo

Muitos candidatos não tem a capacidade de conciliar a televisão com o estudo. O concurso público é um pouco diferente de um vestibular, ou de outro tipo de disputa similar. O ideal é que o estudo ocorra da mais forma mais prazerosa possível, o que significa que o candidato deve estudar mas não deixar de ter seu horário de lazer.

estudar-ou-ver-tv

Poucas pessoas possuem a capacidade multidisciplinar de conseguir estudar para o concurso mesmo com pequenas distrações. Existem pessoas que só estudam ouvindo música, ou assistindo à televisão. Já outros, com o pensamento de que não podem perder determinado programa televisivo, tentam conciliar os estudos com a TV.

O problema dessa prática ocorre em termos de produtividade. A maneira mais prazerosa de estudar ocorre quando se tem à disposição bons materiais ou sites. Existem páginas na internet que compilam listas de bons sites e livros, além de reservarem um espaço para a publicação de vídeos. Esse conjunto de itens contribui para que o aprendizado do candidato seja mais agradável.

Contudo, cabe salientar que não existe uma fórmula única que possa ser aplicada a todas as pessoas, uma vez que cada cérebro trabalha de uma forma distinta, podendo proporcionar diferentes velocidades de aprendizado, por exemplo, existem candidatos que aprendem um determinado assunto em um tempo três mais rápido que os outros. Isso não significa que os demais não aprenderão, apenas que podem levar mais tempo.

No que tange à concentração, não adiante pensar em estudar ouvindo música apenas porque isso dá certo com algum amigo que faz o mesmo. Afinal, é possível que o candidato não consiga, dentro de um prazo razoável, desenvolver uma técnica de concentração que possibilite um aprendizado nessas condições. Evidentemente, é interessante que o candidato tenha uma grande capacidade de concentração, já que muitas vezes o concurso público pode ser realizado com um som de pagode, ou de pessoas jogando futebol ao fundo. São detalhes que, se incomodam o candidato quando ele está estudando em casa, tendem a perturbá-lo no dia do concurso público.

Cada indivíduo possui uma velocidade de aprendizado e se adapta a uma maneira específica de estudar. Existem escolas que impõe determinados métodos de estudo aos alunos, o que pode gerar um trauma naqueles candidatos incapazes de estudar daquela forma. Isso acontece porque o fato de um modelo de estudo ter sido ótimo para um concursando, não significa que ele será igualmente satisfatório para os demais.

Assim, o candidato deve descobrir o ritmo de estudo mais adequado a ele através de um processo constante de tentativa e erro, o qual deve perdurar até o momento em que ele se sinta bem e confortável. À medida que conseguir agregar valor às matérias aprendidas, o candidato aos poucos encontrará um ótimo ponto de estudo.

Ei, você está sabendo do novo concurso para o Banco do Brasil?

Feiras sobre profissões: uma mão na roda para os candidatos

Existem diversas feiras, como a da agropecuária, de livros, de artesanato, e outras que tratam sobre as mais variadas profissões, uma das mais novas é a Feira da Carreira Pública, que é dirigida prioritariamente a quem almeja ou está em dúvida em optar pelo mundo dos concursos, para isso a feira oferece dicas, descontos nas compras de materiais, e muitas outras informações relevantes para o futuro servidor.

Logo, a iniciativa de se criar o evento foi muito bem avaliada pelo mundo dos concursos. Para o concursando, a feira acaba sendo um grande pilar para o sucesso, uma vez que através do evento, ele obtém contato com excelentes professores, palestras, materiais didáticos e, por conseguinte, um excelente direcionamento. As vezes, pequenos detalhes que, muita das vezes passam despercebidos, podem dar uma luz ao candidato. Dúvidas sobre concursos para cargos análogos, como os aplicados para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, são possivelmente esclarecidas durante as palestras, ajudando o candidato a se decidir por uma das carreiras disponíveis.

Em dúvida sobre seguir carreira de auditor fiscal do trabalho ou auditor fiscal da Receita Federal?

Leia o texto a seguir: http://concursospublicos.ninja/auditor-fiscal-do-trabalho/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *