origem-internet

Internet: a Revolução Industrial da Idade Moderna

Category Educação

A internet e seu processo histórico

A internet entrou de forma tão repentina no cotidiano da sociedade, que poucos se dão conta de como se deu sua origem. Hoje em dia, ela é a principal fonte de informações, tanto no meio acadêmico quanto no profissional, e possibilita uma maior fluidez de informações em nível mundial. Viver sem internet é impensável para muitos, e, assim, podemos comparar o advento da internet como o equivalente à revolução industrial da era moderna.

A origem

A internet teve início com a ARPAnet, acrônimo em inglês para Advanced Research Projects Agency Network, que foi um sistema de comunicação criado pelos militares norte-americanos para garantir a continuidade da comunicação entre diversos pontos ou bases. Dessa forma, caso uma determinada base fosse tomada pelo inimigo, essa rede teria o papel de manter a integridade da capacidade de enviar e receber informações entre as demais bases.

arpanet-guerra-fria

Como a guerra fria acabou sem que de fato houvesse ocorrido um conflito armado, a rede de informações então criada foi estendida às universidades norte-americanas, as quais foram as responsáveis diretas pelo desenvolvimento e disseminação da internet, até que ela chegasse ao cidadão comum.

Basicamente os recursos investidos no exército norte-americano acabavam se restringindo ao âmbito das instituições beligerantes. Com a inclusão das universidades no processo, os recursos foram potencializados de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

É importante ressaltar que em diversos outros países houve outros projetos semelhantes ao ARPAnet, que igualmente contribuíram para a socialização da rede mundial de computadores. Dessa forma, não há como determinar uma nacionalidade para a origem da internet, posto que ela surgiu por meio da colaboração de diversos países, os quais tiveram suas redes interligadas progressivamente.

Após o surgimento da internet, o conhecimento em geral passou a ser compartilhado de forma mais rápida e facilitada.

Além da internet, o GPS é outro bom exemplo de recurso desenvolvido inicialmente para uso exclusivo militar, e que hoje faz parte do cotidiano de cidadãos do mundo inteiro.

A reinvenção da comunicação

E-mails e hiperlinks, que outrora eram novidades, atualmente são coisas totalmente corriqueiras. É importante mencionar que na era da informação, a aceleração do processo de renovação da tecnologia tem se tornado cada vez maior, e frequentemente, o surgimento de uma novidade já cede lugar a outra imediatamente. O mais importante a ser considerado dentro de todo esse processo é o poder da comunicação e de como ela se reinventa com o passar do tempo, uma tendência que existe desde o princípio da história da humanidade sobre a Terra.

A internet como parte do cotidiano

Pessoas que iniciaram atividades acadêmicas ou profissionais na década de 90, já tinham parte de sua rotina vinculada ao uso da rede mundial de computadores. Por outro lado, grande parte das pessoas que cursaram o nível superior integralmente sem contato com a internet, tiveram de passar por um processo de aprendizagem diferente dos mais jovens.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *