rambutan

Frutas Exóticas: Propriedades e Benefícios

Category Saúde

Rambutan, Kino, Granadilla… Hã? É de comer?

As frutas são elementos importantes para serem consumidos em qualquer época do ano, apesar de passarem a ser ainda mais valorizadas durante o verão, devido a muitas possuírem um caráter refrescante. As chamadas frutas exóticas não ficam atrás, e também detém propriedades extremamente benéficas ao nosso organismo.

Vale lembrar que essas frutas são “exóticas” apenas para os brasileiros. Como as importações cresceram no Brasil, passaram a surgir variedades de frutas desconhecidas pelos brasileiros. Porém, o sabor e substâncias detidas por essas frutas são tão benéficos e importantes quanto aquelas encontradas na banana, laranja, e maçã, três frutas bem tradicionais no Brasil.

Não deixe de ler também o artigo: http://www.gazetademacau.com.br/saude/o-poder-das-frutas/

Benefícios

A tâmara israelense, o kino e a granadilla são frutas exóticas ricas em antioxidantes, sendo assim, excelentes para a pele, cérebro e sistema imunológico. Além disso, elas contêm vários tipos de vitaminas, fibras e até fitoesterois, este último importante para um melhor controle das taxas de colesterol.

Tâmara israelense

Facilmente encontrada em alguns desertos, a tâmara israelense é rica em fibras e açúcar. A árvore que gera a tâmara israelense leva 100 anos para liberar uma safra. Como a região de Israel é muito quente, a árvore fica ressecada e as frutas são desidratadas no próprio pé. Logo, esse tipo de tâmara não precisa passar por processos artificiais de desidratação. A tâmara israelense é um ótimo substituto do chocolate.

Rambutan

A rambutan é uma fruta exótica que possui uma polpa rosada ou esbranquiçada, exibindo um aspecto bem similar ao da lichia, enquanto o sabor é semelhante ao da uva. Essa fruta é nativa da Malásia e conhecida como a “delícia do Pacífico”.

Trata-se de uma espécie de lichia oriental. Porém, a rambutan possui uma polpa mais protuberante. Alem disso, entre as frutas vermelhas, ela é a que possui maior concentração de antioxidantes.

granadillaGranadilla

A granadilla é uma espécie de maracujá nobre, mas com um aroma bem mais adocicado. A fruta contém fibras solúveis, importantes para o controle do diabetes. Diferente do maracujá, o teor de acidez da granadilla é quase nulo. Extremamente doce, ela é indicada para o preparo de bebidas, como a caipirinha, e também pode ser consumida por crianças.

Pitaya

A pitaya possui tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio responsável pela estimulação da queima de gorduras. Pertencente à família do cactus, a pitaya também é conhecida como “fruta do dragão”. A pitaya é rica em fibras e é semelhante ao kiwi, mas sem a acidez dessa fruta verde.

Cacau

O cacau é fruta nativa da Amazônia e rica em gorduras benéficas para o organismo. A fruta é uma excelente alternativa para os apreciadores do chocolate, uma vez que detém uma quantidade bem maior de propriedades do que o produto industrializado.

Abiu
Igualmente nativo da região amazônica brasileira, o abiu é rico em vitamina A, cálcio e fósforo. Contudo, a
fruta possui uma característica bem peculiar, quando verde, ela cria um tipo de látex que gruda nos lábios.
Contudo, trata-se de uma fruta extremamente saborosa.

Kino

goji-berry-emagrece-descubra-aquiO kino detém carboidratos, lipídios e proteínas. É a fruta ideal para proporcionar saciedade após a prática de exercícios físicos. Originário da África, o kino conta ainda com fibras, vitamina C e magnésio. Quando verde, o kino apresenta um aroma próximo ao do pepino. Maduro, ele se assemelha à banana.